Professora de Psicologia do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (DIHS/ENSP/FIOCRUZ). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PROFHISTÓRIA/UFRRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS/FIOCRUZ). Psicóloga, Mestra em Psicologia e Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB), com pós-doutorado pela Escola Superior de Ciências Sociais e História da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV). Pesquisadora-Líder do ODARA - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Identidade e Diversidade (CNPq/IFRJ). Foi Pesquisadora Visitante da Duke University (EUA) entre maio e julho de 2019. Primeira gestora do Sistema de Cotas para Negras e Negros da UnB, ocupou o cargo de Assessora de Diversidade e Apoio aos Cotistas e Coordenadora do Centro de Convivência Negra (2004-2008). Atuou no Departamento de Saúde, Previdência e Benefícios do Ministério do Planejamento (2008-2010), foi Assessora Técnica da Presidência da República (2011) e Conselheira do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (gestão 2013-2016). Professora afiliada à Associação Nacional de História (ANPUH), é membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e integrante da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (gestão 2020-2022). Agraciada com a Medalha Chiquinha Gonzaga (2017), concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, por indicação da Vereadora Marielle Franco. Presidenta da ABETH - Associação Brasileira de Estudos da Trans-Homocultura (gestão 2021-2023).
Ma. Brune Coelho
Brune Coelho Brandão é mulher trans e doutora pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFJF, na linha de processos psicossociais em saúde. É graduada em psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e mestra em Psicologia pela mesma instituição. Integrante do Núcleo de Pesquisas e Práticas Sociais em Psicologia Social, Políticas Públicas e Saúde (PPS) do Departamento de Psicologia (UFJF), sob a direção da Profa. Dra. Juliana Perucchi. Participou como editora assistente na Revista Psicologia em Pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPG-Psi) de 2018 a 2021. Além disso, é membro voluntária do centro de referência LGBTQIAPN+. Atua como analista social no Programa Mediação de Conflitos, vinculado à Secretaria de Segurança Pública do governo de Minas Gerais.Possui experiência profissional na área da Psicologia Comunitária e Psicologia Clínica. Atua nas seguintes áreas: saúde, juventude, políticas públicas, direitos sexuais e sexualidades, direitos humanos, gênero e feminismo, psicologia comunitária e pesquisa-intervenção.
Psicólogo e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Nos últimos anos tem se dedicado a pesquisas sobre o atravessamento entre saúde mental, questões raciais e anticoloniais. Dentre seus artigos publicados encontram-se “Qual a cor da Psicologia no Brasil?” (Jornal do Brasil), “As diásporas da bixa preta: sobre ser negro e gay no Brasil” (Revista Tabuleiro de Letras) e “Descolonizando a Psicologia: notas para uma Psicologia Preta” (Revista Fractal). Em 2019, desenvolveu o curso Introdução à Psicologia Preta ministrado em sete estados do país e em formato online para mais de mil e trezentos alunos e alunas. O curso resgata epistemologias do campo da saúde mental historicamente apagadas dos currículos das graduações em psicologia no Brasil, bem como apresenta articulações clínico-políticas oriundas da experiência clínica de Lucas Veiga com pacientes negros e negras. É idealizador da plataforma descolonizando.com que reúne artigos, vídeos e cursos que articulam a temática da descolonização com as questões que emergem no contemporâneo. Trabalha também com análise institucional, palestras e consultorias nas áreas de saúde mental e diversidade tendo prestado serviços para organizações como Unicef Brasil, Netflix Brasil, The Intercept Brasil, Suno United Creators, dentre outras. É autor do livro “Clínica do impossível: linhas de fuga e de cura” que aborda questões fundamentais sobre saúde mental da população negra.
Professor de Direito (Instituições Judiciais e Cidadania) da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordenador Adjunto do Núcleo Trans Unifesp. Doutor em Relações Internacionais na Universidade de São Paulo (IRI - USP). Mestre em Teoria Geral e Filosofia do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP). Graduado em Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (FDUSP). Membro do Conselho de Orientação Cultural do Memorial da Resistência de São Paulo, do Conselho do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF/Unifesp) e do Conselho Consultivo da Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Advogado inscrito na OAB/SP, Membro da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Diversidade Sexual da OAB/SP. Presidente do Conselho de Administração do Núcleo de Preservação da Memória Política. Foi assessor jurídico da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo e consultor da Comissão Nacional da Verdade para assuntos de gênero e sexualidade. Foi Visiting Research Fellow no Watson Institute da Universidade de Brown (EUA) pesquisando violência contra a população LGBT no Brasil. Publicou os livros “Movimento LGBTI+: uma breve história do séc XIX aos nossos dias” (Autêntica, 2022), “Contra a moral e os bons costumes: a ditadura e a repressão contra a comunidade LGBT” (Companhia das Letras, 2021) e “Justiça de Transição: contornos do conceito” (Expressão Popular, 2013) e co-organizou as obras “Ditadura e Homossexualidades: repressão, resistência e a busca da verdade” (EdUFSCar, 2014) e "História do Movimento LGBT no Brasil" (Alameda, 2018). É especialista em Diversidade e Direitos Humanos na CNN Brasil. Tem engajamento no ativismo LGBT, escreve regularmente para grandes veículos na imprensa (Folha de SP, O Globo, Revista CULT) e possui larga experiência em palestras e workshops sobre diversidade e inclusão.
Assistente Social, Psicólogo, Sanitarista. Mestre e Doutor em Serviço Social e Pós-Doutor em Políticas Sociais. Atualmente, docente da Faculdade de Serviço Social e do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora. Docente da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, por 30 anos, mantendo como colaborador do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisador bolsista produtividade do CNPq. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Sexualidade, Gênero, Diversidade e Saúde: Políticas e Direitos (GEDIS/CNPq) da UFJF e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (NEPS/CNPq) da UERJ. Coordenador do Centro de Referência de Promoção da Cidadania LGBTQI+ da UFJF.
Piauiense de nascimento e alma, crescido no Maranhão, morador de São Paulo pela força da gravidade. Médico pela Universidade Federal do Maranhão. Psiquiatra pela residência de psiquiatria da Secretária de Saúde do Estado de São Paulo através do Hospital Geral de Carapicuíba. Travesti pelo CFM e trans masculino um tanto feminino por mim mesmo. Atuando no momento como psiquiatra estatutário atuando em Unidade Básica de Saúde e no Núcleo de Cuidado a População Trans de Taboão da Serra, preceptor da residência de psiquiatria do Hospital Geral de Carapicuíba e psiquiatra voluntário do Núcleo Trans da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Professor do Departamento de Filosofia da PUC Minas. Professor da Plataforma Feminismos Plurais. Professor das Disciplinas: Humanidades e Dinâmicas das relações de Gênero e raciais no Brasil: desigualdades, violência e direitos humanos no Instituto de Educação Continuada PUC Minas. Autor dos livros Decolonizar valores: ética e diferença e Inflexões éticas. Colunista do Portal Jurídico Magis.
Carú de Paula: é psicólogo, mestre e doutorando em psicologia clínica pela PUC - SP. navega pela exystêncya como feytyceyro, psicólogo, multi-artista, conjurador de ynymagynáveys e promovedor de saúde. compondo o núcleo de subjetividades, pesquisando a construção de espaços clínicos e de cura que se fazem além do tempo colonial, a partir da anunciação de memórias do território-cidade-corpo, como as águas, os ventos, as madeiras, a terra. é também coordenador do projeto Acolhe LGBT+, na organização internacional Allout. é autor do livro "Ynundação - um conjuro".
Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP(FMUSP). Possui residência em Psiquiatria e Especialização em Psicoterapia pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HCFMUSP). É Psicanalista Lacaniano e Ex-Colunista da Carta Capital na Seção de Saúde LGBT+, atualmente escreve na Coluna de Saúde LGBTQIA+ « Consultório LGBTQIA+ » no site do Dr Jairo Bouer. Docente do Curso de Saúde LGBT da Faculdade de Medicina do Hospital Albert Einstein. Sócio-fundador de NuMA - Núcleo de Medicina Afetiva, clínica multiespecialidades com foco em medicina inclusiva e acolhedora para todes.